segunda-feira, 26 de março de 2007

No ínicio...

Todas as histórias têm um ínicio.
Acredito que todos os começos têm um certo poder sobre os meios e os fins.
Não que dependa exclusivamente da forma como as histórias se iniciam mas, como se diz na minha terra, "pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita"! Se assim é, interrogo-me se nós próprios temos algum poder sobre os ínicios... Será que podemos começar da melhor forma ou isso é-nos, de certa forma, imposto pelas circunstâncias?! Será que podemos manipular todas as variáveis dos primeiros momentos e assim começar bem?!
Por outro lado, qualquer começo pode-nos paracer à partida perfeito, e só com o chegar dos meios, nos vamos apercebendo das suas imperfeições. E aí, como se pode voltar atrás e limar as arestas e os bicos que se foram revelando?
Interrogo-me também sobre o motivo pelo qual me inclino constantemente para maus ínicios... ou por outro lado, porque é que os meus ínicios acontecem sempre fora de tempo?! Um dia alguém, num ínicio, me disse: "Por que apareceste só agora? Por que não surgiste na minha vida antes?" É uma pergunta pertinente mas para a qual não tenho resposta. Apareci por que sim! Simplesmente, por que sim! E agora?! Será que podemos mudar este ínicio? Não! Aconteceu assim e para sempre ficará assim! Podemos sim, se realmente quisermos transformá-lo e fazer com que os meios sejam bem melhores e, também se assim quisermos, fazer com que não tenha fim... mas se tiver que ter, que não seja por um mau ínicio mas sim porque assim tinha que acontecer.
Todas as histórias são conduzidas pelas suas personagens e só elas as podem transformar em contos de fadas...

Sem comentários: